segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Jornal "News of the Word" Chega ao Fim

O jornal mais vendido do Reino Unido aos domingos, com 2,8 milhões de exemplares, deixará de circular após 168 anos, em meio a um escândalo de grampos ilegais que está causando comoção no país. Acredita-se que a edição final bata recordes de vendas: ganhará uma tiragem de quase 5 milhões de cópias neste domingo. A última edição do tabloide "News of the World" foi programada para chegar às bancas britânicas neste domingo com uma capa que diz apenas "Obrigado e adeus". Facundo Arrizabalaga/Efe - Pessoa lê a última edição do tabloide britânico "News of the World" em Londres


O jornal é acusado de ter interceptado milhares de ligações telefônicas de celebridades, políticos, soldados britânicos e pessoas de interesse midiático, como crianças desaparecidas. O escândalo veio à tona pela primeira vez em 2006, mas ganhou proporção nos últimos dias, com a denúncia de que um detetive que trabalhava para o tabloide teria grampeado o telefone celular de Milly Dowler, uma menina de 13 anos que desapareceu em 2002.


O escândalo fez com que Rupert Murdoch, dono do conglomerado que publica o "News of the World", anunciasse o fechamento do jornal. O magnata chegou a Londres neste fim de semana, para lidar com os desdobramentos da crise.

Na noite deste sábado, todos saíram juntos do prédio do jornal, cada um carregando uma cópia da edição final - ao encontro da imprensa. O Sindicato dos Jornalistas Britânicos protestou contra o fechamento do jornal, afirmando que a medida é de um "oportunismo cínico'' e que prejudica somente jornalistas profissionais e free lancers, poupando os altos executivos do conglomerado responsável pelo tabloide.


O "News of The World" conta com uma equipe de cerca de 200 profissionais, que provavelmente perderão seus empregos. É triste a notícia de um fechamento de um jornal, ainda mais quando se tornou centenário, no caso, mais de um século e meio. Mas talvez, o problema esteja exatamente no fato de "passar por muitas mãos"...
DA BBC BRASIL

Nenhum comentário: