quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bambolê, Curiosidades

Segundo o Wikipedia, o bambolê foi criado no Egito há três mil anos e era feito com fios secos de parreira. As crianças egípcias imitavam com os bambolês as artistas que dançavam com aros em torno do corpo.
O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos EUA em 1958, criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura.
Vincent Yu/Associated Press

O brinquedo foi batizado de hula hoop e eles venderam 25 milhões de unidades em apenas quatro meses. No mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo "bambolear" (gingar). Na Inglaterra, o brinquedo era feito de madeira ou ferro - o que o tornava perigoso - foi até chamado de aro mortal.

Um esporte tão antigo que não me contive em publicar aqui ao ver no álbum da Folha hoje, o gingado da menina Jin Linlin. Ela entrou no Guinness Book em 2008 por girar 300 bambolês e se apresenta em shopping de Hong Kong. Uma verdadeira arte e equilíbrio!

Nenhum comentário: