sábado, 20 de agosto de 2011

Rondelle de Feijão Tropeiro

Nesta semana, Daniel Bork em seu programa Dia a Dia - na Band, apresentou com a Daniela Padalino, esta receita genial. Eu, mineiríssima, fanática por couve de várias formas (refogada, na sopa, no famoso Caldo Verde, em salada, no suco,...) conheci esta versão - rondelle, de dar água na boca. Previamente aprovada, experimentarei hoje, já que o frio veio nos visitar hoje com força total.Feijão Tropeiro:
500 g de feijão carioca cozido; 200 g de bacon cortado em cubos; 200 g de linguiça calabresa defumada cortada em cubos; 50 g de cebola picada; 20 g de alho picado; 120 g de farinha de mandioca flocada (aproximadamente); Sal e pimenta-do-reino o quanto baste; 3 colheres (sopa) de azeite.

Montagem: 300 g de lingüiça calabresa cortada em fatias bem finas; 1 e ½ maço de couve; 2 litros de água fervendo; 2 litros de água com gelo.

Modo de preparo:
Frite o alho e cebola no azeite. Acrescente o bacon a linguiça cortada em cubos e deixe dourar. Coloque o feijão, já cozido, ajuste o sal e a pimenta e acrescente a farinha de mandioca. Resrve até esfriar.
Couve:
Apare os talos até nivelar com a altura da folha. Mergulhe a couve rapidamente em água fervendo tire e em seguida mergulhe na água com gelo, tire e reserve.
Montagem:

Em uma bancada coloque 4 folhas de couve uma do lado da outra sobrepondo as extremidades. Espalhe a calabresa fatiada, e em seguida o feijão tropeiro como um recheio de rondelle. Enrole e corte em rodelas de aproximadamente 1,5cm de largura. Coloque em assadeira e aqueça em forno pré aquecido a 200 graus.
Daniela Padalino
(011)3807-2716
www.banqueteria.com.br

Nenhum comentário: