Como a noiva é a grande atração da festa, eu não poderia deixar de demonstrar um pequeno desfile de vestidos ma-ra-vi-lho-sos. Claro que existe uma infinidade de modelos lindos, os que escolhi é apenas um "pequeno vislumbre" do que há de melhor por aí.
A história do vestido de casamento começou na Roma antiga. Lá, as noivas usavam o melhor vestido que possuíam para, no dia da cerimônia, estarem lindas para seu futuro marido e convidados. Nada muito diferente dos dias de hoje, não?
O Vestido branco de cetim virou tradição após ser utilizado pela rainha Vitória (acima), da Inglaterra, em meados do século 19. Ele foi adornado com flores de laranjeira.
Cada um com seu estilo: livre, leve, solta...
E não é fácil escolher um modelo; seja para casar na igreja ou ao ar livre, no campo, na praia,..., a questão é que ela deverá estar linda e confortável!
Antigamente, assim como hoje, a festa de casamento era particular e diferenciada dos outros momentos festivos e sociais - justamente por isso, pediam algo especial e bonito para a ocasião. 
Em geral, a veste escolhida pelas noivas da época era uma túnica branca, envolvida por um fino véu de linho chamado flammeum, na cor púrpura e seus cabelos traziam uma coroa de flores de verbena, que se acreditava ser um símbolo de fertilidade.
Com a queda do império romano, as noivas passaram a ter a elegância da corte bizantina como referência de moda: vestidos de seda vermelha, bordados em fios de ouro; isto porque naquela época, o vermelho era a cor que representava a capacidade de gerar sangue novo, uma nova família. Nos cabelos, continuaram usando as tranças, que agora eram enfeitadas com fios de ouro, fitas perfumadas e pedras preciosas.
Após as invasões bárbaras, o traje nupcial voltou a ter função simbólica e social para a noiva, que era apresentar as posses de sua família à comunidade. Nos cabelos, presos ou soltos, um véu branco bordado com fios dourados que simbolizava a liberdade.Esse período foi marcado pelo fim do brilho e pela introdução de vestidos confeccionados com outros tecidos, como o linho e a lã, representando a simplicidade feminina (reconhecram a foto acima? Ela mesma, Audrey Hepburn).
Atualmente, os modelos tradicionais ainda inspiram a maioria das mulheres, ainda que muitas noivas usem a criatividade para deixar uma marca diferente no dia de seu casamento.
Vale tudo para brilhar neste momento que será guardado para sempre no coração dos noivos.
Em todos os tempos sempre existiram modelos maravilhosos para personalidades, celebridades ou não. As provas estão em inúmeras revistas, espalhadas pelo mundo.
Eu experimentei na pele quando fui escolher meu "modelito". Cheguei à ir em várias lojas com minha mãe, durante 03 finais de semana seguidos e, mesmo tendo um modelo definido em mente, em cada loja que entrava gostava de um estilo diferente do outro.
Apenas para lembrar, na hora de escolher o vestido, cuidado com os modismos. É preciso entender que nem tudo que está "na moda", fica bem pra você. Por exemplo, um tomara-que-caia que invadiu os cenários nas últimas décadas, pode ficar lindo numa modelo, mas não quer dizer que vai cair como uma luva em você.Bom, finalmente, vou concluir este post, senão continuarei até não sei quando. O fato é que um casamento sempre traz uma certa atmosfera de romantismo e beleza, desde os detalhes até a celebração. São momentos inesquecíveis de uma data que estará sempre na memória.
A seguir, alguns acessórios de "enlouquecer", no bom sentido, claro!

2 comentários:
Faltou postar uma foto sua vestida de noiva. rs!
Faltou postar uma foto sua vestida de noiva. rs!
Bjs.
Postar um comentário