Infelizmente, encerro meu "Especial Japão" com algumas fotos de Roberto Kovalick e sua equipe cuja viagem pelos sabores do Japão começou pelo Mercado de Tsukiji, em Tóquio, às 4h30. É o maior mercado de peixes mundo. E tem uma razão: essa é a principal fonte de proteína dos japoneses, que consomem 20% do pescado do planeta. O mercado é também uma atração turística de Tóquio, embora os visitantes tenham sido proibidos de entrar no local até poucos meses atrás porque atrapalhavam o principal momento das vendas: o leilão do peixe mais apreciado pelos japoneses, o atum. Parece uma dança, mas é sério. O leiloeiro explicou que quanto mais gordo o atum mais saboroso e mais valioso.


O técnico Diego Gomes e o repórter cinematográfico Júlio Aguiar acompanham os movimentos de Saburo Shochi, que aos 103 anos faz ginástica, dá aulas e ensina: comer pouco e mastigar muito prolonga a vida (lembram do primeiro vídeo?)

O técnico Diego Gomes e o repórter cinematográfico Júlio Aguiar registram o momento em que Saburo Shochi (de paletó vermelho) tira foto com o público de sua palestra em Fukuoka







Segundo Kovalick, todo o trabalho teria sido impossível sem o apoio do pessoal da IPCTV, afiliada da Rede Globo em Tóquio. Passaram por momentos engraçados, como um ataque de riso na cozinha de um restaurante tradicional na capital japonesa pois, precisaram repetir a cena algumas vezes. E lá foram eles em busca de sabores no interior do Japão. Em Tottori, um banquete inesquecível de cogumelos. Foi uma noite maravilhosa! Encontrar também Saburo Shochi, o velhinho de 103 anos que é um exemplo de vitalidade foi um presente: verdadeiro, divertido, saboroso e saudável. Tudo para mostrar que isso é o Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário